ARTE TÊM IMPORTÂNCIA?
O
SER HUMANO PRECISA ENCONTRAR EXPLICAÇÕES PARA ENTENDER O CONTEXTO
EM QUE VIVE E APRENDER A SE COMPORTAR EM RELAÇÃO A ELE.
UM
SER SOCIAL PRECISA DO OUTRO PARA INTERAGIR E ENCONTRAR ESSAS
RESPOSTAS. A ARTE AJUDA NESSA INTERAÇÃO.
QUALQUER CRIAÇÃO
ARTÍSTICA
É UMA CRIAÇÃO
INTER-RELACIONAL
EM QUE OS ARTISTAS EXPRESSAM SEU
TEMPO HISTÓRICO. ENTÃO DEVEM
SER INTERPRETADAS DE ACORDO COM SUA ÉPOCA.
ARTE É UM TIPO DE LINGUAGEM. O
ENSINO DA LÍNGUA TEM POR OBJETIVO PRODUZIR UM FALANTE/LEITOR/ESCRITOR
COMPETENTE.
ISTO
É TORNAR O ESTUDANTE CAPAZ DE SE EXPRESSARORALMENTE
E POR ESCRITO, COM CLAREZA E OBJETIVIDADE, BEM
COMO LER E INTERPRETAR COM FACILIDADE E PROFUNDIDADE.
ESTUDO
DE MÚSICA!
A
ESCOLA É OU DEVERIA SER, UM ESPAÇO QUE SE BUSCA DESPERTAR O SENSO CRÍTICO
DO EDUCANDO POR MEIO DA LEITURA E COMPREENSÃO DAS LETRAS DE MÚSICA,
LEVANDO-O A PENSAR A RESPEITO DOS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO
SOCIAL, BEM COMO REFLETIR ACERCA DA ESTRUTURA LINGUÍSTICA.
NUMA
CONCEPÇÃO DIALÓGICA DA LÍNGUA, NA QUAL OS SUJEITOS
SÃO ATORES/CONSTRUTORES SOCIAIS, O TEXTO PASSA A SER CONSIDERADO O
LUGAR DE INTERAÇÃO.
PARA
KOCH (2003), O TEXTO É O LUGAR DA INTERAÇÃO E OS INTERLOCUTORES
COMO SUJEITOS ATIVOS QUE, DIALOGICAMENTE, NELE SE CONSTROEM E SÃO
CONSTRUÍDOS.
QUANDO
SE ADOTA A CONCEPÇÃO DIALÓGICA DA LINGUAGEM,
A
COMPREENSÃO DE TEXTO DEIXA DE SER ENTENDIDA COMO SIMPLES CAPTAÇÃO
DE UMA REPRESENTAÇÃO MENTAL OU COMO A DECODIFICAÇÃO DE MENSAGEM.
Comentários
Postar um comentário