Postagens

Mostrando postagens de novembro 10, 2017

FORMANDO CONCEITO DE NÚMERO

Imagem
O CONCEITO DE NÚMERO PRÓ-LETRAMENTO DE MATEMÁTICA Muitas crianças mais novas têm determinada habilidade de contar fluentemente de 1 até 10. Esta cena é comum em todos os ambientes, mas será que a criança conhece o número e sabe identificar o que ele representa? Será que ela construiu o conceito de quantidade? Saber contar verbalmente não significa que ela compreenda o conceito de número e nem mesmo possua condições de aprendizagem dos mesmos. Piaget investigou os processos mentais inseridos na construção do conceito de número. Os seus estudos comprovam que a criança não pode conceituar adequadamente o número, até que seja capaz de  conservar quantidades, tornar reversíveis as operações, classificar e seriar. Para possibilitar à criança a construção da estrutura do número e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, cabe ao professor selecionar atividades e explorar as atividades diárias que possibilitem agrupar e desagrupar elementos, comparar quantidades, esta