PLANEJAMENTO
PLANEJAMENTO
“Por
que vamos fazer esta ou aquela atividade?
Quantas
vezes realizamos uma atividade com a mesma intenção?
Quais materiais
serão usados para fazer a atividade?
Como enfocar e questionar sobre o que pretendo ensinar?
Como enfocar e questionar sobre o que pretendo ensinar?
Como
possibilitar e mediar as ações realizadas pelos educandos?
Como perceber se os
educandos estão aprendendo?
Ensinar a pensar, envolvendo os conceitos de reversibilidade,
seriação, classificação, sequência/ordenação, conservação, comparação, inclusão,
fazer correspondência não pode ser usando apenas palavras e falas. Professor
vai mediando, proporcionando atividades
em que o estudante vai ampliando as zonas de desenvolvimento proximal. Isso se
dá numa relação de práticas coletivas de discussão, contrapondo respostas, levantando
hipóteses e é nessa hora que o/a professor/a desencadeará intervenções fazendo
com que os conteúdos sejam compreendidos e incorporados às estruturas
cognitivas e não apenas memorizados. A aquisição da linguagem modifica as funções
mentais superiores: possibilita a imaginação, o uso da memória e o planejamento
da ação.”
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