PLANEJAMENTO


PLANEJAMENTO

“Por que vamos fazer esta ou aquela atividade?
Quantas vezes realizamos uma atividade com a mesma intenção?
Quais materiais serão usados para fazer a atividade?
Como enfocar e questionar sobre o que pretendo ensinar?

Como possibilitar e mediar as ações realizadas pelos educandos? 
Como perceber se os educandos estão aprendendo?



Ensinar a pensar, envolvendo os conceitos de reversibilidade, seriação, classificação, sequência/ordenação, conservação, comparação, inclusão, fazer correspondência não pode ser usando apenas palavras e falas. Professor vai mediando,  proporcionando atividades em que o estudante vai ampliando as zonas de desenvolvimento proximal. Isso se dá numa relação de práticas coletivas de discussão, contrapondo respostas, levantando hipóteses e é nessa hora que o/a professor/a desencadeará intervenções fazendo com que os conteúdos sejam compreendidos e incorporados às estruturas cognitivas e não apenas memorizados. A aquisição da linguagem modifica as funções mentais superiores: possibilita a imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação.”


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5ºs ANOS E OS TRÊS PODERES

CALIGRAFIA